O Teste Junto a Árvore


D’us criou tudo por uma série de separações com limites claramente definidos: luz e trevas, águas acima e águas abaixo, terra e mar, dia e noite, criaturas segundo a sua espécie, um dia separado dos outros, uma mulher diferente de um homem e uma árvore separada das outras.

2. Leia B’reshit [Gn] 1:4, 6, 7, 14, 18, 21, 24, 25. Limites claramente definidos foram traçados mesmo antes da criação dos seres humanos. Qual é a importância desse fato?
Assim como D’us formou do pó do solo o homem, os animais do campo e as aves (B’reshit [Gn] 2:7, 19), também fez “crescer” do solo belas árvores que davam deliciosos frutos (v. 8, 9). D’us escolheu também uma área de terra especial onde plantou um jardim. Só podemos tentar imaginar sua beleza; os maravilhosos jardins que vemos hoje certamente são um pálido reflexo do que deve ter sido o ‘Eden.

Eva e a Tentação

No meio desse jardim especialmente plantado no ‘Eden (separado do restante do mundo) havia duas árvores singulares: a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. O fruto da segunda árvore não devia ser comido, do contrário haveria sérias consequências (B’reshit [Gn] 2:17).

3. Leia B’reshit [Gn] 2:15-17. Como a ideia de uma linha de separação foi revelada no teste que avaliaria a obediência de Adam e Havah?
A divisão é clara e concreta: comer de todas as outras árvores, mas não daquela que era distinta e separada. Não havia nada de ambíguo nas palavras de D’us. Adam e Havah foram criados como seres morais, e a moralidade não pode existir sem liberdade. Esse foi um teste para ver o que eles iriam fazer com essa liberdade.

“A árvore da ciência se tornou a prova de sua obediência e amor a D’us. O Eterno achou conveniente não lhes impor senão uma proibição quanto ao uso de tudo que estava no jardim; mas, se não atendessem à Sua vontade nesse particular, incorreriam na culpa de transgressão” (patriarcas e profetas, p. 53 contextualizado). Quais são as coisas das quais você precisa se separar definitivamente?
Estudo Diário
Leitura Chumash parashat Vaerá, 2ª Alyá (Shemot [Êx] 6:14-6:28)) Tehilim 108-112; Leitura reavivados por Sua palavra: D’varim [dt] 24 Leitura Anual: B’reshit [Gn] 12-15

Anúncios