Finais felizes?


Sem dúvida, como essas histórias mostram, a vida na Terra, em meio ao grande conflito (העימות הגדול), nem sempre se desenrola como gostaríamos. Por exemplo, enquanto seguravam nos braços seus filhos recém-nascidos, Adam e Havah não teriam imaginado que um mataria o outro. Quando se casou com Moshê, Tzipporah certamente não teve o futuro que havia esperado. Você acha que a vida matrimonial de Le’ah foi o que ela havia sonhado quando menina? E quanto ao jovem Yirmeyahu, quaisquer que fossem suas esperanças e ambições, elas certamente não incluíam ser criticado, castigado e julgado como traidor por sua própria nação. Será que David e Bath-Sheva não teriam preferido uma história diferente do que aquela que viveram? (Certamente Uriyah teria preferido.) Que dizer de Yeshua? Certamente Yeshua veio à Terra para morrer; esse foi o objetivo. Mas, a partir de Seu lado humano, o lado nascido do mesmo barro que nós, o lado que gritou no Gat-Sh’manim: “meu pai, se possível, afasta de mim este cálice […]” (Mattityahu 26:39), a experiência de ser açoitado, zombado e ser morto, certamente não era o que alguém teria esperado.

vaso rachado

Sem dúvida, a vida pode jogar sujo conosco. Mas isso não deve nos surpreender. O que se pode esperar deste mundo cheio de inclinações pecaminosas: o Gan ‘Eden Faz tempo que o ‘Eden deixou de existir. mas ele um dia estará de volta e, então, o abismo entre o Olam Hazê e o Olam Habá será infinitamente maior do que o abismo entre o que esperávamos e o que recebemos.
Perguntas para reflexão

1. Quais são as diferenças significativas entre os irmãos que conservaram a confiança em D’us e os que não viram necessidade disso?

2. Quando rivalidade e ciúmes entre irmãos parecem anular os propósitos de D’us para as famílias, é possível ver um futuro positivo? O que pode ser feito para que as famílias de sua Kehilá [congregação] vejam o propósito maior de D’us para elas?

3. O que fazer pelas pessoas de sua Kehilá que se sentem sozinhas no mundo e pensam que a vida é sem sentido e sem valor?

4. mesmo que sua vida não esteja como você esperava, como a promessa de vida eterna evita que a decepção domine seu coração?

Anúncios