O dilúvio


3. Leia B’reshit [Gn] 6:1-13. Como o grande conflito העימות הגדול entre o bem e o mal é expresso também nesse texto, embora de modo mais intenso do que antes?

No dilúvio, vemos uma reversão parcial dos atos especiais da criação; muitas coisas que D’us havia separado voltaram a se juntar. As águas de cima e as águas de baixo; o mar e a terra seca; os peixes do mar, as aves do céu e todas as criaturas que se moviam sobre a terra, todos se reuniram. A Terra parecia voltar a ser “informe e vazia” (B’reshit [Gn] 1:2). Apesar dessa aparente vitória das forças do mal, o gênio criador de D’us ainda estava em operação. Ele iniciou uma nova criação, separando novamente os diferentes elementos. primeiro, separou Noach (homem justo e sincero) de seus contemporâneos cuja maldade era grande e cujos desígnios do coração eram continuamente maus, corrompidos e violentos (comparar B’reshit [Gn] 6:8, 9 com B’reshit [Gn] 6:5, 11-13). D’us deu a Noach a tarefa de construir um enorme barco.

Noé 1

Separou então um pequeno grupo de pessoas, pássaros e animais, e os colocou na segurança do barco, de forma que pudessem sobreviver ao que estava para acontecer. Com base na graça de D’us, a vida continuaria; e dos resíduos do velho mundo surgiria um novo. Haveria uma nova criação. mas não seria uma criação perfeita. Algum tempo após o dilúvio, quando Noach e sua família estavam se estabelecendo novamente, somos lembrados da fragilidade da virtude humana. Noach se embriagou e aconteceram coisas vergonhosas (B’reshit [Gn] 9:20-27). Assim, até mesmo Noach listado em Hebreus como tzadik (ver Hebreus 11:7) teve seus maus momentos. O grande conflito continua, não só em escala global, mas também no coração das pessoas.
O diluvio exterminou toda a vida (B’reshit [Gn] 7:4). Uma expressão semelhante e usada em outras passagens bíblicas para descrever os atos do Redentor ao perdoar pecados (Yesha’yahu [Is] 25:8; 43:25; Tehilim 51:1). Nossos pecados serão exterminados ou nossa vida será destruída. Essa dura realidade mostra que essa questão e, de fato, muito clara, não e mesmo?

Estudo Diário
Leitura Chumashparashat Bô, 2ª Alyá (Shemot [Êx] 10:12-10:23) Tehilim 1-9; Leitura reavivados por Sua Palavra: D’varim [dt] 31 Leitura Anual: B’reshit [Gn] 34–36

Anúncios