Yosef e seus irmãos


Assim como Ya’akov merecia um tratamento muito pior da parte de seu irmão Esav, de acordo com a maneira pela qual o havia enganado, vemos algo semelhante na história de Yosef e seus irmãos. No último caso vemos, novamente, irmão odiando irmão pelo favorecimento de um em detrimento do outro (B’reshit [Gn] 37:3, 4). A “Kethoneth passim – túnica de muitas cores – ְכֹּתֶנת ַפִּּסים” não foi feita simplesmente de lençóis listrados. A palavra kethoneth sugere que era uma veste cara usada pela realeza, provavelmente coberta de ricos bordados e desenhos coloridos, e que deve ter levado até um ano para ser confeccionada. depois, quando Yosef falou a seus irmãos sobre seus sonhos (B’reshit [Gn] 37:5-11), produziu ainda mais ódio e inveja contra si mesmo. Assim, na primeira oportunidade, planejaram livrar-se dele (B’reshit [Gn] 37:19, 20). Os irmãos devem ter felicitado uns aos outros pelo fato de ter sido tão fácil tirá-lo da vida deles. Nenhum deles, porém, tinha ideia de como D’us usaria essa situação para salvá -los, anos mais tarde.
6. Leia B’reshit [Gn] 45:4-11. Qual foi o quadro mais amplo que Yosef enxergou? Qual foi o seu foco principal?
pense no que deve ter passado pela mente do jovem Yosef enquanto estava acorrentado e seguia atrás de um camelo, olhando para as montanhas que haviam sido o lar de sua infância, e vendo-as desaparecer ao longe; e depois, quando foi colocado numa plataforma de leilão, e compradores curiosos o apalpavam e humilhavam, em sua inspeção minuciosa, antes de dar um lance. muitos já renunciaram à confiança ao enfrentar menos humilhação e sofrimento do que isso.

josé Egito

Yosef poderia ter escolhido se tornar amargurado e deixar de crer em D’us, mas, em vez disso, escolheu manter sua confiança em meio a essa luta angustiante, quando o grande conflito se desenrolava em sua vida de maneira dramática. Ele logo se adaptou à casa de um dos mais importantes militares do país e, sob a bênção de D’us, conquistou rapidamente a confiança dele (B’reshit [Gn] 39:1-4). por fim, o escravo acabou se tornando líder no Egito (Mitzraim).
Apesar da grande disfunção familiar revelada nessa historia, apesar da traição e maldade, houve um final feliz. Porem, se as coisas parecem não terminar tão bem como ocorreu com Yosef, você conserva a confiança? Qual e sua atitude?

Estudo Diário
Leitura Chumash parashat Bô, 5ª Alyá (Shemot [Êx] 12:21-12:28) Tehilim 23-28; Leitura reavivados por Sua Palavra: D’varim [dt] 34 Leitura Anual: B’reshit [Gn] 43–45

Anúncios