Nechemyah


A história de Nechemyah [Ne] também ocorreu num tempo em que a nação de Israel já não mais existia como entidade política, mas como remanescente espalhado por terras estrangeiras. porém D’us, como sempre, seria fiel às Suas promessas da aliança, mesmo que as pessoas tivessem falhado em cumprir sua parte.
5. Leia Nechemyah [Ne] 1. Qual é o contexto da oração de Nechemyah [Ne]? de que forma ela nos lembra a oração de Dani’el 9:4-19? Em ambos os casos, qual é a questão, e como isso se encaixa no grande conflito?

neemias

Pela graça do rei, foi dada a Nechemyah [Ne] permissão para retornar e reconstruir Yerushalayim. Quando retornou, Nechemyah [Ne] passou os primeiros dias simplesmente observando. Ele tentou examinar a cidade à noite, mas as pilhas de entulho eram tão grandes que ele não conseguiu ir muito longe (Nechemyah [Ne] 2:14). Então, ele foi para o lado de fora dos muros, com o fim de examiná-los a partir dali (Nechemyah [Ne] 2:15).
6. Leia Nechemyah [Ne] 2:16-18. Como Nechemyah [Ne] convenceu os líderes a começar a trabalhar em algo que eles haviam considerado impossível? O que esse líder poderia ensinar à nossa congregação hoje?
Embora Nechemyah [Ne], a princípio, não tivesse dito aos líderes por que tinha vindo, algumas pessoas não estavam felizes e fizeram tudo o que podiam para impedir que fosse realizada qualquer obra para melhorar Yerushalayim (Nechemyah [Ne] 2:10, 19, 20). Quando começou a obra de reparo dos muros (Nechemyah [Ne] 3), esses oficiais estrangeiros “[arderam] em ira, e se [indignaram] muito” (Nechemyah [Ne] 4:1), além de zombar desses esforços (v. 2, 3). Quando viram que o povo de D’us estava levando a sério o trabalho (v. 6), ficaram irados e planejaram um ataque (v. 7, 8). Teria sido muito fácil os israelitas recuarem; contudo, apesar de todo tipo de maquinação contra seu trabalho, eles persistiram. Confiando em D’us, Nechemyah [Ne] cuidou da reconstrução do muro e deixou as ameaças dos inimigos nas mãos dele (Nechemyah [Ne] 6:14, 15).
Todos enfrentamos obstáculos. Como saber quando recuar e quando continuar?
Estudo Diário

Parashat Chumash parashat Yitrô, 5ª Alyá (Shemot [Êx] 19:7-19:19) Tehilim 88-89; Leitura reavivados por Sua Palavra: Y’hoshua [Js] 14 Leitura Anual: Shemot [Êx] 32

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s