Mikvê nas águas do Yarden


O aparecimento de Yochanan Hamatvil [João Batista] deve ter causado alvoroço por toda a região. Ali estava alguém que se parecia com o profeta Eliyahu (Mattityahu [mt] 3:4; M’lakhim Bet [2rs] 1:8). Ele foi a primeira voz profética que o povo ouviu depois de 400 anos. D’us nunca antes havia ficado em silêncio por tanto tempo. Então Ele estava falando com o povo uma vez mais. Obviamente algo significativo estava para acontecer.

2. Leia Mattitiyahu 3:7-12. por que à sua apresentação do messias Yochanan ligaria temas de juízo final (Yom Hadin)., como a ira vindoura (v. 7), o machado posto à raiz das árvores (v. 10), a limpeza completa da eira (v. 12) e a queima da palha em fogo inextinguível (v. 12)?

Mikvê

As pessoas achavam que estavam vivendo nos últimos dias de Olam Hazê. Viram Yochanan vir do deserto e incentivá-las a passar pela mikvê nas águas do Yarden. Isso tinha um pouco de semelhança com um novo Êxodo, e era necessário que elas se molhassem (em vez de atravessar o leito seco de um rio) a fim de ser purificadas e estar prontas para a nova terra prometida [Olam Habá], sendo que o próprio Mashiach as levaria à vitória sobre os romanos e, depois, à inauguração do reino Eterno de D’us no Olam Habá do qual os profetas haviam falado. pelo menos isso era o que muitas pessoas achavam. mas Yochanan e Yeshua não estavam liderando um movimento político; era um evento que oferece Yeshuah.

A explicação dada por Lucas para o que Yochanan estava fazendo é uma citação de Yesha’yahu [Is], que descreve a maneira pela qual D’us prepararia uma estrada para que os exilados voltassem à terra prometida (Lucas 3:3-6). Yirmeyahu explica a razão pela qual se devia preparar essa estrada especial: para que ela fosse acessível aos mais vulneráveis da sociedade, isto é, cegos, coxos, grávidas, mães com bebês, e para que todos os outros que desejassem voltar à terra prometida conseguissem fazê-lo (Yirmeyahu [Jr] 31:7-9). Não é de admirar que as pessoas fossem em grande número a Yochanan . Foi acesa no coração delas a esperança de que também poderiam estar prontas para o grande dia de D’us, que logo chegaria. porém, esse dia veio de uma forma que a maioria delas não esperava, não porque não tivessem sido informadas a respeito disso, mas porque não compreenderam o significado das Escrituras (Lucas 24:25-27). Pessoas fieis tinham concepções errôneas a respeito da natureza da primeira vinda do Mashiach. Como os fieis dos últimos dias podem evitar as concepções errôneas a respeito da natureza de Sua segunda vinda?

Estudo Diário

Leitura Chumash parashat mishpatim, 2ª Alyá (Shemot [Êx] 21:20-22:3) Tehilim 106-107; Leitura reavivados por Sua Palavra: Y’hoshua [Js] 18 Leitura Anual: Vayikrá [Lv] 1–4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s