Aquele que não quer ver!


O escritor Leon Wieseltier escreveu sobre algo que ele classificou como “uma das histórias mais tristes do mundo”. Ele contou de um cidadão inglês, por nome S. B., cego desde o nascimento. Contudo, a boa notícia foi que, aos 52 anos de idade, S. B. fez um transplante de córneas que lhe proporcionou a visão. pela primeira vez na vida, S. B. foi capaz de enxergar! deve ter sido algo incrivelmente emocionante para ele, finalmente, ver o mundo que havia se mostrado ao seu redor durante toda sua vida, mas estivera, literalmente, longe dos seus olhos. Entretanto, Wieseltier citou o livro em que leu inicialmente a história. S. B., dizia o autor, “achou o mundo sem graça, e ficou contrariado com as pinturas descascadas e manchas. […] Ele começou a notar cada vez mais as imperfeições das coisas, e examinava pequenas irregularidades e marcas na pintura e na madeira, o que ele achava desagradável, pois esperava, evidentemente, um mundo ais perfeito. Ele gostava das cores brilhantes, mas ficava deprimido quando a luz se desvanecia. Sua depressão se tornou pronunciada e generalizada. Ele foi desistindo gradualmente da vida ativa, e três anos depois morreu” (www.newrepublic. com/ article/113312).

cego 3

Que incrível! Embora até certo ponto seja difícil entender essa atitude, por outro lado é possível entender. Nosso mundo é um lugar danificado. O grande conflito está sendo travado aqui há cerca de seis mil anos. uma guerra de seis mil anos deixa muita destruição em seu rastro. Apesar de todas as nossas tentativas de tornar o mundo melhor, a trajetória parece não seguir na direção certa. Na verdade, as coisas só vão piorar. Por isso, precisamos da promessa de Gueulá, que chega a nós somente por meio da vitória do Mashiach no grande conflito, assegurada pela morte, ressurreição e oferecida livremente a todos nós.
Perguntas para reflexão

1. Que lições você pode aprender com a história de S.B.?

2. Se um amigo ou familiar fez algo errado, como lidar com esse problema de uma forma que não julgue a pessoa nem pareça julgá-la?

Leitura

Chumash parashat Terumá, 6ª Alyá (Shemot [Êx] 27:1-27:8) Tehilim 18-22;

Leitura reavivados por Sua palavra: Shoftim [Jz] 5 Leitura Anual: B’midbar [Nm] 4–6

Anúncios