Até o Olam Hazê


5. Mattityahu [mt] terminou seus escritos sobre a Bessorá com algumas das palavras mais encorajadoras de Yeshua: “estarei sempre com vocês, até o fim da era (Olam Hazê)” (Mattityahu [mt] 28:20). O que elas significam para nossa vida, lutas, fracassos, decepções e até mesmo para os momentos em que achamos que D’us falhou conosco?

É interessante que Mattityahu [mt] tenha começado seus escritos sobre as boas novas com palavras semelhantes. depois de especificar todos os ascendentes e relatar a visita do anjo, primeiro a Mirian, depois a Yosef, Mattityahu [mt] explicou que quem nasceria seria Imanu’el ( ִע ָמנוּ ֵאל ), “D’us conosco”, (Mattityahu [mt] 1:23). Várias vezes na Bíblia, D’us fez a promessa: “Estarei com você”. Ele prometeu estar com Yitzchak (B’reshit [Gn] 26:24), com Ya’akov (B’reshit [Gn] 28:15), com Yirmeyahu (Yirmeyahu [Jr] 1:8, 19) e com o povo de Israel (Yesha’yahu [Is] 41:10; 43:5). O contexto de muitas dessas referências é o tempo das dificuldades e ameaças, quando as palavras divinas teriam muitíssima relevância. um verso paralelo usa palavras semelhantes: “Nunca faltarei a você, nunca o abandonarei” (Hebreus 13:5). Apenas alguns versos depois, o autor acrescenta: “Yeshua o Mashiach é o mesmo, ontem, hoje e para sempre” (Hebreus 13:8). Essa promessa também é repetida várias vezes. Na verdade, ela vem da ocasião em que Moshê transferiu a liderança para Y’hoshua [Js] (D’varim [dt] 31:6, 8), e D’us repetiu a frase para Y’hoshua [Js] após a morte de Moshê: “Serei contigo; não te desampararei e não te deixarei.” (Y’hoshua [Js] 1:5).

Davi Rei

Quando David passou o reino para Shlomo, disse a ele, da mesma forma, que D’us não o deixaria nem o abandonaria (Divrei-HaYamim Alef [1Cr] 28:20). O Mashiach, que nunca muda, que está sempre conosco, ofereceu firme confiança a nossos antepassados na confiança. Eles estavam enfrentando dificuldades e provas, ou estavam prestes a empreender o maior desafio de sua vida, mas lhes foi assegurada a contínua presença de D’us. Essas palavras de encorajamento são significativas para a congregação do Mashiach no tempo do fim. A promessa de Yeshua de estar conosco até o fim está no contexto da ordem para fazer talmidim, indo, imergindo e ensinando. portanto, é aí que está o foco: na alegria de levar pessoas à Teshuvá para que elas não terminem do lado derrotado no grande conflito. 

Leitura

Chumash parashat Terumá, 5ª Alyá (Shemot [Êx] 26:31-26:37) Tehilim 10-17;

Leitura reavivados por Sua palavra: Shoftim [Jz] 4 Leitura Anual: B’midbar [Nm] 1–3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s