O auto de fé de Yeshua


O escritor russo Fiódor dostoiévski escreveu sobre a volta de Yeshua à Terra, mas não da maneira predita na Bíblia. Em vez disso, na história que ele inventou, Yeshua voltou no auge da Inquisição, quando os líderes religiosos usavam seu poder para o mal. O chefe da Inquisição mandou prender o judeu Yeshua, que veio como humilde camponês, e mandou lançá-Lo num calabouço.

JESUS preso

Naquela noite ele visitou Yeshua na prisão e o repreendeu severamente por dar liberdade aos seres humanos.

“Em vez de tirar a liberdade dos homens”, declarou ele, “Tu a tornaste maior do que nunca! Esqueceste de que o homem prefere a paz, e até mesmo a morte, a ter a liberdade de escolha no conhecimento do bem e do mal? Nada é mais sedutor para o homem do que sua liberdade de consciência, mas nada lhe causa mais sofrimento.”

Apesar da audácia e do cinismo do clérigo, há uma certa dose de verdade em suas palavras. Veja o que os seres humanos fizeram com sua liberdade: a dor, o mal, o sofrimento e a morte surgiram com a liberdade, ou com o abuso dela. Como vimos nesta semana, alguns, quando confrontados com haBessorá, fizeram teshuvá e entregaram o coração ao Melech HaMashiach. Outros, quando confrontados com ele, assassinaram o mensageiro. A liberdade é um dom precioso, mas precisamos ser muito cuidadosos em nossa maneira de usá-la.

Perguntas para reflexão

1. Os Escritos da B’rit Hadashá enfatizam a unidade que temos no Mashiach. Essa é uma ideia poderosa, que foi revolucionária para aquela época. Infelizmente, um dos maiores males que ainda existem é o preconceito étnico, racial e nacional. Só hashem sabe a plena extensão dos efeitos causados por esse mal. Embora saibamos que isso existe no mundo, acaso se manifesta também em nossa congregação? por que essa atitude contradiz o ensino mais básico da bessorá?

2. Como você reage ao sentir a convicção do pecado, produzida pelo Ruach HaKodesh? É no coração que o grande conflito é verdadeiramente travado. Como as escolhas que você faz quando é convencido do pecado pelo Espírito (Ruach) revelam de que lado você está?

Leitura Chumash parashat Ki Tissá, 6ª Alyá (Shemot [Êx] 34:10-34:26) Tehilim 83-87; Leitura Reavivados por Sua Palavra: Shoftim [Jz] 19 Leitura Anual: D’varim [dt] 4–7

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s