Um novo começo


Após Sua ressurreição, Yeshua passou 40 dias encontrando-Se com os talmidim para confirmar a ressurreição e ajudá-los a compreender melhor o Olam Habá – reino de D’us (Atos 1:3; 1 Coríntios 15:4-7). Contudo, até o momento em que estavam reunidos, pouco antes que Ele partisse para o Céu, o tema que ainda predominava na mente deles era se aquela era ou não a época de Yeshua finalmente vencer os romanos (Atos 1:6). Suas próprias ideias quanto ao que devia acontecer eram tão fortes que eles simplesmente não ouviram as palavras de Yeshua. mesmo depois de três anos e meio de instruções detalhadas (o equivalente a um curso de faculdade) ministradas pelo melhor moré que o mundo já conheceu, os talmidim ainda tinham muitas noções erradas a desaprender.

discipulos Talmidim

1. Leia Atos 1:6-8. diante dessa “cegueira espiritual”, como Yeshua respondeu?
Yeshua Se concentrou na verdadeira questão, em vez de perder tempo tentando corrigir cada ponto que eles não compreendiam. O poder que o Ruach HaKodesh traria era muito mais importante do que discussões políticas. depois de verem Yeshua subir até as nuvens e desaparecer, os talmidim notaram dois homens vestidos de branco em pé junto a eles. Esses dois anjos na forma humana lhes disseram que Yeshua voltaria. Assim como Ele havia sido recebido no Céu como melech HaMashiach vencedor, viria novamente como o rei e Conquistador que eles sonhavam quando Lhe perguntaram sobre a restauração do reino a Israel. mas esse dia superará até os maiores sonhos deles, pois Ele virá como rei (melech) de toda a criação, e não apenas como rei de uma faixa de terra no Oriente próximo. Os onze talmidim saíram do Har HaZeitim [monte das Oliveiras] e voltaram a Yerushalayim com a mente fervilhando de recordações e o coração ardendo com as verdades reveladas por Yeshua (pelo menos as que eles compreendiam). mas eles precisavam de algo mais. Ele lhes disse que esperassem alguns dias até fossem imersos no Ruach HaKodesh (Atos 1:4, 5), pois embora o inimigo tivesse sido derrotado, não havia ainda sido eliminado, e eles precisariam do poder do alto para fazer o que Yeshua os havia chamado a fazer.

Leia Atos 1:14. O que mudou no relacionamento entre os talmidim, em comparação com o relato de Mattityahu [Mt] 20:20-24? Que mensagem há para nos nessa mudança de atitude? Como colocar de lado o eu a fim de nos prepararmos para quando hashem derramar seu Espírito [Ruach HaKodesh] sobre todas as pessoas (Atos 2:17; Yo’el [Jl] 3:1-5(2:28-32)) ?

Leitura Chumash

Parashat Ki Tissá, 1ª Alyá (Shemot [Êx] 30:11-31:17) Tehilim 66-68;

Leitura Reavivados por Sua Palavra: Shoftim [Jz] 14 Leitura Anual: B’midbar [Nm] 28–30

Anúncios