NOVA FERRAMENTA MODERNA E SEGURA PARA USAR NO SHABAT



Primeiro foi KosherLamp, a luz de cabeceira que pode ser ligada e desligada no sábado.

Então veio KosherSwitch, a alternância controversa que permite aos usuários controlar luzes e outros aparelhos eletrônicos no Shabat.

Agora há HotMat, uma nova placa dobrável projetada para dar aos consumidores judeus, observadores do Shabat, um método seguro e portátil de aquecer alimentos no sábado.

HotMat não é a primeira placa de Shabat no mercado. Mas depois de uma placa com defeito ter sido responsabilizada por um incêndio trágico no Brooklyn, um ano atrás , que matou sete filhos de uma família judia, a HotMat fornece características de segurança inéditas e funcionalidade.

Por um lado, é a primeira placa dobrável no mercado, tornando-a ideal para os viajantes – judeus religiosos ou de outra forma. Ela também oferece quatro superfícies distintas para aquecer a comida – duas que ficam quentes, e duas que se aquecem. “Então você não queima o arroz”, diz o criador, Rafi Gabbay.

A lei judaica proíbe cozinhar alimentos ou usar o fogo no sábado. No entanto, os alimentos podem ser aquecidos ou mantidos quentes no Shabat, sob certas condições: O calor deve ser indireto e não-ajustável e líquidos frios não podem ser aquecidos.

HotMat foi certificado para uso no Shabat pelo Instituto Zomet , designer líder de dispositivos eletrônicos para uso no Shabat de Israel, e tem a certificação de segurança do TUV laboratórios, uma empresa de certificação de segurança alemã.

Gabbay, um empresário de 37 anos de Jerusalém que inventou a HotMat, disse após criar o produto que era uma maneira de combinar a sua formação em design industrial com seu interesse pela filosofia judaica.

“Fui mexer com esse conceito há anos”, disse Gabbay ao JTA em entrevista por telefone de sua casa em Israel.

“A placa de Shabat padrão é um produto que muitas pessoas não gostam”, disse ele. “É pesado, volumoso, muitas vezes queima a comida, fora a questão da segurança. É um produto muito perigoso.”

A HotMat pretende abordar essas deficiências. O produto patenteado passou por dois anos de testes de laboratório e refinamento para atingir os seus ratings elevados de segurança. As várias superfícies com diferentes níveis de calor são projetadas para permitir que você mantenha a sua sopa quente sem queimar os soufflés kugel (de acordo com as restrições do sábado, as temperaturas não são ajustáveis). As superfícies de calor de alumínio revestidas de teflon são projetadas para serem fáceis de armazenar e limpar. HotMat pesa muito menos do que uma placa de Shabat padrão.

HotMat é vendida por US$ 129 e está recém-disponível nos Estados Unidos no site hotmathotplate.com

Após a HotMat ser colocada à venda em Israel e na Europa, no ano passado, o produto se esgotou rapidamente.

www.ruajudaica.com

Anúncios

3 comentários sobre “NOVA FERRAMENTA MODERNA E SEGURA PARA USAR NO SHABAT

  1. Bom dia.Wladimir
    gostava de salientar que fico triste por ver os supermercados e shopings abertos ao domindo,quase proibindo as pessoas de irem ä igreja nesse dia,mas tambem fico triste pelos exageros dos radicais religiosos estejam eles em que religiao estiverem.
    Abrs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s