A árvore genealógica de Yeshua


  1. Além de David, quem mais encontramos na árvore genealógica de Yeshua? Mattityahu [Mt] 1:2, 3

Não era comum sequer mencionar mulheres em genealogias. Então, por que uma mulher chamada Tamar seria colocada nessa lista? Para começar, quem era ela?

Tamar era uma mulher cananeia que havia se casado, em sequência, com dois filhos de Yehudá. Os dois haviam morrido na prática de coisas perversas, enquanto Tamar continuava sem filhos. Seu sogro, Yehudá, prometeu a Tamar que lhe daria seu terceiro filho em casamento quando ele tivesse idade suficiente. Mas isso não aconteceu. Então, o que Tamar fez? Disfarçou-se de prostituta e teve relações com o próprio Yehudá, embora ele não fizesse a menor ideia de que aquela mulher era Tamar. Meses depois, quando a gravidez de Tamar ficou evidente, Yehudá procurou tomar medidas para que ela, pela conduta imoral, fosse morta; mas a atitude dele mudou quando ela lhe revelou que ele era o pai do bebê.

JESUS GENEALOGIA

Embora isso possa ter semelhança com uma novela vulgar, faz parte da ascendência humana de Yeshua.

  1. Leia Mattityahu 1:4, 5. Quem mais é mencionada na lista de Mattityahu?

Por que isso é um tanto surpreendente? Rahav seria a prostituta cananeia mencionada no livro de Yehoshua [Js]? Parece que sim. Depois de ajudar a proteger os espias judeus em Kenaan, ela se uniu ao povo de D’us e, ao que parece, casou-se com um dos ancestrais de Yeshua.

  1. Quem mais está na linhagem do Mashiach? Mattityahu [Mt] 1:5, 6

Rute (Rut), eshet chayil, não tinha culpa pelo fato de proceder dos odiados  moavim (produto de uma relação incestuosa de Ló, que estava embriagado, com uma de suas filhas). A esposa de Urias, Batsheva, foi a mulher que o rei David egoisticamente mandou buscar enquanto o marido dela estava em batalha. O rei também era um pecador que precisava de um Moshia. David teve muitas qualidades destacadas, mas certamente não foi um modelo como pai de família. Se D’us nos aceita apesar de nossas faltas e falhas, como podemos aprender a fazer o mesmo com os outros, apesar das faltas e falhas deles?

Anúncios