Sêfer Toledot – Um livro das origens


            “Este é o livro da genealogia de Yeshua, o Messias, filho de David (Mashiach Ben David)” (Mattityahu [Mt] 1:1). Desde o começo, Mattityahu chama sua obra um “livro” (Sefer – ספר , que pode significar um “escrito sagrado”), um “livro da genealogia [Sefer Toledot]”, ou seja, dos ascendentes de Yeshua. Na verdade, a palavra traduzida como “genealogia” vem de um termo que pode ser traduzido como “origens”. Portanto, pode-se dizer que Mattityahu iniciou seu livro com uma espécie de “Bereshit”. Assim como o Tanakh começou com um livro sobre a criação do mundo, Mattityahu começa com um livro sobre o Criador e sobre a obra de redenção que somente Ele poderia efetuar.

Toledot

  1. O que estas passagens dizem sobre Yeshua? Yochanan [Jo] 1:1-3; Hebreus [Hb] 1:1-3; Mikhah [Mq] 5:2; Marcos [Mc] 12:35-37

A ligação do Mashiach com Hashem, contudo, não era o mais importante na mente de Mattityahu, em contraste com Yochanan (ver Yochanan [Jo] 1:1-3), que começou escrevendo sobre o Mashiach antes de passar para Sua ligação com a família de Israel (Yochanan [Jo] 1:14). Em vez disso, Mattityahu se concentrou muito na humanidade do Mashiach, ou seja, o Messias como “Ben David, Ben Avraham”. Então passou a traçar, a partir de Avraham, a linhagem dos ancestrais humanos de Yeshua até Seu nascimento, no desejo de mostrar a seus leitores que, de fato, Yeshua de Natzeret era o Messias predito nas profecias da Bíblia Hebraica.

Anúncios