A terra de Zevulum e de Naftali


Mattityahu 4:12 fala do aprisionamento de Yochanan, que pôs fi m ao seu
trabalho. Nesse ponto, o ministério de Yeshua começou “ofi cialmente”. O
texto não diz por que, quando ouviu falar da prisão de Yochanan, Yeshua foi
para a Galil; só diz que Ele fez isso. (Ver também Marcos [Mc] 1:14-16; Lucas [Lc]
4:14.) Porventura, enquanto Yochanan ainda estava proclamando, Yeshua teria
desejado ser mais discreto para que não surgisse rivalidade? O verbo em Mattityahu
4:12, muitas vezes traduzido como “voltou” ou “foi”, pode dar a ideia
de “retirar-se”, no sentido de evitar perigo. Assim, com Sua usual prudência,
talvez Yeshua estivesse tentando evitar problemas.
5. Mattityahu 4:13-16 (ver também Yeshayahu [Is] 9:1, 2) fala que Yeshua Se
estabeleceu na área de Zevulum e Naftali. O que esses versos dizem sobre o ministério
de Yeshua?

tribos de Israel 3

Zevulum e Naftali foram dois filhos de Yaakov (ver Bereshit [Gn] 35:23-26), e
seus descendentes se tornaram duas tribos que acabaram se estabelecendo na
bela região norte de Israel.
Infelizmente, essas duas tribos estavam entre as dez que renunciaram a
D’us e se voltaram para as coisas do mundo. Muitos profetas do Tanakh protestaram
contra o pecado, o mundanismo e a maldade dessas tribos do norte que,
por fim, foram derrotadas pelos assírios, os quais as espalharam por todo o
mundo conhecido na época. Por sua vez, os goyim se estabeleceram em Israel, e
Galil passou a ser um local confuso e obscuro, com população mista. O profeta
mais famoso de Galil foi Yonah, o que pode nos dizer algo sobre o nível de lealdade
que a população tinha para com D’us.
Apesar dos problemas de Galil, havia uma bela profecia em Yeshayahu referente
à obscura terra de Zevulum e de Naftali, a qual dizia que até “o povo que
vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam naquela região, na
sombra da morte, raiou a luz” (Mattityahu [Mt] 4:16 citando Yeshayahu [Is]
8:23-9:2). Em outras palavras, nesse lugar, em que a necessidade era tão grande,
onde as pessoas eram consideradas rudes, atrasadas e sem refinamento,
Yeshua foi viver e trabalhar entre elas. Por mais exaltado que Ele houvesse sido,
vemos que estava disposto a humilhar-Se em favor de outros. Vemos aqui, também,
outro exemplo de como o Tanakh ocupou um lugar central no ministério
do Mashiach.
Como evitar a tentação de considerar as pessoas indignas de receber nossa ajuda
e nosso testemunho? O que esta errado com essa atitude?

ESTUDO DIÁRIO
Tazria, 4ª Alyá (Vayikrá [Lv] 13:24-13:28)
Tehilim [Sl] 120-134
Leitura Anual: Shmuel Bet [2Sm] 15 a 17
RPSP: Shmuel Bet [2Sm] 3

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