Princípios e normas


1. Faça uma leitura rápida da derashá al Haar (do monte) em Mattityahu 5–7.
Resuma, nas linhas abaixo, o que mais se destaca em sua mente a respeito dela
e o que ela diz a você.
“Talvez nenhum outro discurso religioso na história da humanidade tenha
atraído tanta atenção quanto a que tem sido devotada essa derashá.
Contudo, fi lósofos e ativistas de muitas perspectivas diferentes dos crentes em
Yeshua como Mashiach admiraram Sua ética. No século vinte, Mahatma Gandhi
foi o mais famoso devoto dessa classe dessa derashá” (The New American Commentary: Matthew 1992; v. 22, p. 93, 94 contextualizado).
Essa derashá tem sido vista de muitas maneiras diferentes. Alguns a veem
como um padrão moral muito alto e inatingível, que nos prostrados e nos leva
a reivindicar a justiça de Yeshua como nossa única esperança de libertação
(yeshuah’ ( יְשׁוּעָה )), porque ficamos muito aquém do padrão do Eterno revelado
na derashá do Monte. Outros a veem como um discurso de ética civil, um
chamado ao pacifismo. Alguns veem nela a bessorá social, um chamado a trazer
o reino de D’us à Terra pelo esforço humano.

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Em certo sentido, provavelmente cada pessoa projeta algo de sua própria
experiência nessa derashá, porque ela nos toca poderosamente em áreas cruciais
de nossa vida; assim, todos nós reagimos a ela à nossa própria maneira.
Ellen Gould White escreveu: “Na derashá al Haar (do monte), Yeshua procurou desfazer
a obra da falsa educação, dando a Seus ouvintes um conceito exato de Seu
reino, bem como de Seu próprio caráter. […] As verdades que ensinou não são
menos importantes para nós que para a multidão que O seguia. Não menos do
que eles necessitamos aprender os princípios fundamentais do reino de D’us”
(O Desejado de Todas as Nações, p. 299 contextualizado).
Assim, acima de qualquer outra conotação dada à derashá do Monte, ela nos
apresenta os princípios fundamentais do reino de D’us, nos diz o que D’us é
como governante de Seu reino, e nos diz o que Ele deseja que sejamos como súditos
do Seu reino. É um chamado radical para que deixemos os princípios e
padrões dos transitórios reinos deste mundo e sigamos os preceitos e normas
do único reino que existirá para sempre (Ver Daniel 7:27).

ESTUDO DIÁRIO
Metsorá, 1ª Alyá (Vayikrá [Lv] 14:1-14:12)
Tehilim [Sl] 10-17
Leitura Anual: Malakhim Alef [1Rs] 1 e 2
RPSP: Shmuel Bet [2Sm] 7

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