Yochanan Hamatvil e a “verdade presente”


Mattityahu 3 começa com Yochanan Hamatvil, cuja primeira palavra registrada
no texto é um imperativo: Shuvu ( שׁוּבוּ )– “Abandonem seus pecados
e voltem para D’us” (Mattityahu [Mt] 3:2). De certa forma, esse é um resumo
do que D’us vem dizendo aos seres humanos desde a queda: Shuvu, aceitem
Meu perdão, deixem seus pecados e vocês encontrarão gueulá ( גאולה ) e descanso
para a alma.
Contudo, mesmo que essa mensagem seja universal, Yochanan também colocou
nela uma distinta ênfase de “verdade [HaEmet] que já possuem” (2Kefa [2Pe] 1:12), ou seja, tornou-a uma mensagem para as pessoas daquela época específica.

Verdade Presente IESHUA 2

1. Leia Mattityahu [Mt] 3:2, 3. Qual foi a mensagem da “verdade presente” que
Yochanan estava proclamando junto com o chamado Teshuvá, Tevilá e confissão?
Ver também Mattityahu [Mt] 3:6.

Nessa passagem, Yochanan fez algo que aparece ao longo de todos escritos
da Berit Hadashá: ele citou o Tanakh. A profecia do Tanakh se tornou viva na
Berit Hadashá: vez após vez, Yeshua, Shaul, Kefa e Yochanan citaram a Bíblia Hebraica
para ajudar a validar, explicar ou mesmo provar o significado do que estava
acontecendo. Não é de admirar que Kefa, mesmo em vista dos milagres
que ele havia testemunhado pessoalmente, tenha enfatizado a “palavra profética”
(2Kefa [2Pe] 1:19) ao falar sobre o ministério de Yeshua.
2. Leia Mattityahu 3:7-12. Que mensagem Yochanan tem para os líderes? Apesar
de suas duras palavras, que esperança está sendo oferecida nessa passagem?
Note como Yeshua ocupava a posição central em tudo o que Yochanan estava
proclamando. Mesmo naquele momento, tudo era sobre Yeshua, quem Ele
era e o que faria. Embora as boas novas tenham sido apresentadas, Yochanan
também deixou claro que haveria um ajuste final de contas, uma divisão entre
o trigo e a palha, e que Aquele que fora profetizado faria essa divisão. Nisso há
mais uma prova de que as boas novas e o juízo são realmente inseparáveis. Há
também um exemplo de como, na Bíblia, A vinda do Mashiach ben Yosef ( מָשִׁיחַ
בֶּן־יוסף ), e Mashiach ben David ( מָשִׁיחַ בֶּן־דָוִד ), representando a primeira e a
segunda vindas de Yeshua, são vistas como um só evento, pois vemos que Yochanan,
no contexto imediato da primeira vinda do Mashiach, fala também sobre
a segunda.

ESTUDO DIÁRIO
Tazria, 1ª Alyá (Vayikrá [Lv] 12:1-13:5)
Tehilim [Sl] 113-118
RPSP: Shmuel Alef [1Sm] 31
Leitura Anual:

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