Lendo as Escrituras Intertextualmente 1 – A Bíblia Hebraica e a B’rit Hadashah


 

  Esta série de artigos[1] contextualizados[2] pela Revista Herança Judaica objetiva responder a perguntas sobre a herança comum que o leitor cristão e judeu   tem. O autor é o Dr. Ganoune Diop e sua paixão pelo conhecimento o levou a extensos estudos teológicos, filosóficos e literários. Dr. Diop tem um mestrado em exegese e teologia Adventist University of France, um mestrado em Philiology da Universidade de Paris, e doutorado em Estudos na Bíblia Hebraica da Universidade Andrews. Dr. Diop nasceu em Dakar, Senegal, ele e sua esposa, Helene, têm três filhos.

                Uma leitura intertextual da Bíblia é a ciência e a arte de fazer associações e conexões entre textos no interior do cânon bíblico. Os discursos de Yeshua/Jesus na Bessorá/evangelhos e todos os outros livros da B’rit Hadashah/Novo Testamento fazem referência ao Ta nach/Antigo Testamento.

Intertextualidade Bíblica

                Bem mais de duzentas citações diretas da Bíblia Hebraica são identificadas por fórmulas introdutórias na B’rit Hadashah[3], além de numerosas alusões. Os paralelismos entre as passagens bíblicas revelam que a interpretação interbíblica ou intertextual é parte do próprio feitio das Escrituras. A compreensão plena do propósito global de D’us está mais prontamente ao alcance quando é considerado este aspecto da interpretação bíblica.

                Como passagem interpreta passagem no cenário da Bíblia Hebraica? Como Yeshua interpreta a Bíblia Hebraica? Finalmente, como os escritores do Novo Testamento interpretam a Bíblia Hebraica?

Dr. Ganoune Diop           

[1] Fonte: Compreendendo as Escrituras – UNASPRESS – Editor George W. Reid – 2007 – págs. 135-151.

[2] A RVHJ tem como finalidade contribuir com a comunicação inter-religiosa, por este motivo muitos dos termos originais foram contextualizados para facilitar o entendimento respeitando a sensibilidade judaica.

[3] Roger Nicole, “The New Testament Use of the Old Testament, in The Right Doctrine from the Wrong Texts?: Essays on the Use of the Old Testament in the New, ed. G. K. Beale (Grand Rapids, MI: Backer Books, 1994), p. 13-14.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s