SUSHI ASSUMIU COMO O ALIMENTO KASHER MAIS POPULAR



Olhando ao redor dos bairros ortodoxos no Brooklyn, você provavelmente vai achar mais bares de sushi do que delis kosher. Qual é a história por trás dessa “sushi mania” kosher?

“O que definia uma comunidade judaica era uma sinagoga e um açougue kosher … Então passou a ser uma loja de pizza kosher. Agora é uma loja de sushi kosher “, explicou o rabino Moshe Elefant ao New York Times.

Preciso ver para crer? Borough Park, maior comunidade hassídica de Nova Iorque, tem uns 62 lugares  listados no Yelp onde você pode comer sushi. Segundo o rabino Elefant, diretor de operações da União Ortodoxa, 80-90% dos restaurantes kosher certificados na cidade servem sushi.

Sushi assimila muito facilmente uma dieta kosher: é parve (considerado nem carne nem produtos lácteos e pode ser comido a toda hora), e é uma refeição rápida e saudável. Além do mais, muitos bares de sushi ainda oferecem peixe defumado em vez de cru.

Como qualquer restaurante, bares de sushi kosher adaptaram seu menu para a sua base de clientes. Você não vai ver a palavra “dragon rolls” no menu, por exemplo, diz o New York Times (pois dragões não são kosher).

Além do mais, uma vez que o arroz se juntou às fileiras de grãos permitidos durante a Páscoa,  de acordo com Judaísmo Conservador, sushi pode tornar-se uma nova tradição do Pessach judaico.

 

www.ruajudaica.com

Anúncios