Judeu?


QUARTO FILHO, O MAIS HONRADO

A comunidade mundial de seguidores da Bíblia – judeus e cristãos – se enxergam como descendentes dos filhos de Jacó, as doze tribos de Israel. Desses doze filhos, o mais significante é o quarto: Judá. Ele não era o primogênito, mas foi o mais influente. Seus descendentes fundaram a capital do Reino de Judá em uma pequena cidade na montanha chamada Jerusalém.

A ORIGEM BÍBLICA DO NOME

Depois da destruição do Templo, toda uma nação foi chamada de “Judeia”. Qual é o significado de “Judeia”? No livro de Gênesis, a matriarca Léa “concebeu outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao Senhor. Por isso chamou-o Judá” (Gên 29:35). Em português, este nome é uma coleção de sons arbitrários. Mas na verdade, a palavra que representa louvor ou agradecimento em hebraico é “hodaya”. Léa diz “Louvarei” – odeh – e o chama de Judá – Yehuda

O AUTÊNTICO SIGNIFICADO EM HEBRAICO

Agora podemos entender que toda a nação da Judeia, e posteriormente os judeus, foi construída a partir do louvor e agradecimento ao Senhor. O texto original em Hebraico revela fortes conexões entre os nomes, os eventos e a história. 

 

Fonte: http://lp.eteacherbiblical.com/

 

2 comentários sobre “Judeu?

  1. Mas a Bíblia fala do primogenito (Rubens) que era o mais abençoado mas perdeu as bençãos da primogenitura por causa da fraqueza? É o primeiro ou o quarto? Abraço

    Curtir

    • Yacov, pai de Rúben não confiava nele (Gênesis 42:37-38), em contraste confiava em Judá (43:8-11). Não podia dominar suas próprias paixões (Gênesis 35:22). Juntou-se a Coré em murmuração e rebelião (Números 16:1-3). Parou na metade do caminho (Números 32:1-2).
      Não apoiou as demais tribos em suas lutas, Números 32 (Juízes 5:15-16), e se renderam a idolatria e acabaram cativos pela Assíria Assírios (I Crônicas 5:25-26).
      Assim o pai descreveu qual teria sido a posição de Rúben como filho primogênito; mas seu grave pecado em Edar fê-lo indigno da bênção da primogenitura.O sacerdócio foi designado a Levi, o reino e a promessa messiânica a Judá, e a dupla porção da herança a José. A tribo de Rúben nunca sobressaiu em Israel; não foi tão numerosa como Judá, José, ou Dã, e achou-se entre as primeiras que foram levadas em cativeiro.
      Seguindo-se pela idade a Rúben estavam Simeão e Levi. Eles estiveram unidos em sua crueldade para com os siquemitas, e foram também os mais culpados de ser José vendido.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s