Judeu?


QUARTO FILHO, O MAIS HONRADO

A comunidade mundial de seguidores da Bíblia – judeus e cristãos – se enxergam como descendentes dos filhos de Jacó, as doze tribos de Israel. Desses doze filhos, o mais significante é o quarto: Judá. Ele não era o primogênito, mas foi o mais influente. Seus descendentes fundaram a capital do Reino de Judá em uma pequena cidade na montanha chamada Jerusalém.

A ORIGEM BÍBLICA DO NOME

Depois da destruição do Templo, toda uma nação foi chamada de “Judeia”. Qual é o significado de “Judeia”? No livro de Gênesis, a matriarca Léa “concebeu outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao Senhor. Por isso chamou-o Judá” (Gên 29:35). Em português, este nome é uma coleção de sons arbitrários. Mas na verdade, a palavra que representa louvor ou agradecimento em hebraico é “hodaya”. Léa diz “Louvarei” – odeh – e o chama de Judá – Yehuda

O AUTÊNTICO SIGNIFICADO EM HEBRAICO

Agora podemos entender que toda a nação da Judeia, e posteriormente os judeus, foi construída a partir do louvor e agradecimento ao Senhor. O texto original em Hebraico revela fortes conexões entre os nomes, os eventos e a história. 

 

Fonte: http://lp.eteacherbiblical.com/

 

Anúncios