Liturgia Judaica


liturgia judaica

Escrito pelo teólogo Carmine Di Sante, o livro parte da ideia de que a B’rit Hadashah/ Novo Testamento apresenta muitos testemunhos da liturgia judaica. Porém, são testemunhos mais indicativos que descritivos, ou seja, neles é dito que no tempo de Ieshua havia certas formas de culto, mas não em que elas consistiam nem como se desenrolavam. Dessa forma, o presente trabalho reconstrói o significado e o dinamismo da oração israelita, reencontrando as origens da liturgia cristã na liturgia israelita.

“As categorias de origem, que são fundamento e sustentáculo do cristianismo, são as categorias judaicas da fé, da eleição, da vocação, do povo, da escravidão, do (Tanach) Antigo Testamento, da Aliança, da raiz, da paz e da reconciliação. Estas categorias são como fontes que, nos centros em que se desenvolve a história cristã do lugarejo, matam a sede dos seus habitantes e os alegram. Afastar-se delas é arriscar-se a passar sede”, afirma o autor.

Dividida em cinco capítulos, a obra discorre sobre as fontes e da estrutura dessa liturgia, dos momentos pessoais e comunitários da oração judaica, da celebração das festas, entre outros aspectos. Trata-se de um material muito bem elaborado, no qual se penetra no espírito da oração judaica, dentro e além das suas estruturas cotidianas e festivas, a fim de apresentar pontos de partida e de fazer o cristão refletir sobre algumas fontes litúrgicas comuns, sem colocá-las em confronto.

“Judeus e cristãos são chamados a colaborar pela afirmação deste ‘amor’ e desta ‘sabedoria’ condensados nos nossos textos litúrgicos que, embora diferentes, se atraem e se influenciam como notas de um único canto: o canto do amor de Deus, fundamento e garantia do amor pelo homem”, pontua o autor.

Da coleção Biblioteca de Estudos Bíblicos, Liturgia judaica – Fontes, estrutura, orações e festas conta com vastas notas de referência e um índice com os principais termos hebraicos e aramaicos, auxiliando o leitor a aprofundar seus conhecimentos na temática abordada.

Carmine Di Sante estudou Teologia no Instituto Teológico de Assis. Especializou-se em Ciências Litúrgicas no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo e em Psicologia na Universidade de Roma.

Título: Liturgia judaica – Fontes, estrutura, orações e festas
Autor: Carmine Di Sante
Coleção: Biblioteca de Estudos Bíblicos
Acabamento: Costurado
Formato: 15 cm x 21 cm
Páginas: 272
Área de interesse: Bíblica

Liturgia judaica – Fontes, estrutura, orações e festas, da PAULUS, tem como finalidade apresentar a liturgia judaica no seu vigor original, para que cada um, judeu ou cristão, possa compreender o quanto Jesus e a comunidade primitiva são dependentes dela.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s