Morre Shimon Peres


Shimon Peres, que serviu duas vezes como primeiro-ministro de Israel e uma vez como presidente, morreu aos 93 anos de idade.

Shimon Peres.jpg

Peres sofreu um derrame há duas semanas. Sua condição havia melhorado antes de uma deterioração repentina na terça-feira. Seu filho Chemi homenageou-o como “um dos pais fundadores do Estado de Israel”, que “trabalhou incansavelmente” pelo país.
Principais figuras do mundo são esperados para assistir ao seu funeral em Jerusalém na sexta-feira, incluindo o presidente dos EUA, Barack Obama, o príncipe Charles e o Papa Francisco.
Peres foi um dos últimos de uma geração de políticos israelenses presentes ao nascimento da nova nação, em 1948. Ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1994 por seu papel negociação dos acordos de paz de Oslo com os palestinos no ano anterior, um prêmio que ele dividia com o primeiro-ministro Yitzhak Rabin, que mais tarde foi assassinado, e o líder palestino Yasser Arafat. Certa vez, ele disse que os palestinos eram “vizinhos mais próximos” de Israel e poderiam  tornar-se seus “amigos mais próximos”.

Fonte: BBC

Anúncios