PROGRAMA DE RADIO EM IÍDICHE SÓ PARA MULHERES



Se você é uma mulher que fala o idioma iídiche, Sandy Fox quer que você participe em seu podcast.

Fox é a “Balaboosta”, ou anfitriã, de Vaybertaytsh, uma nova podcast feminista de linguagem iídiche que colocou no ar o primeiro episódio na semana passada. Ela espera entrevistar mulheres e apresentar sua música, escrita e outros trabalhos criativos a cada duas semanas – tudo em iídiche.

Não vai ser o próximo “Serial” – e Fox sabe muito bem disso. Mesmo assim, dois dias depois de sua estreia, o podcast tinha atraído cerca de 300 ouvintes.

Durante o dia, Fox, de 27 anos, está escrevendo sua tese de doutorado sobre o acampamento de verão American Jewish e grupos de jovens, após a Segunda Guerra Mundial.

Fox falou ao JTA sobre como ela entrou no iídiche, por que ela começou seu podcast e qual o seu nome – Vaybertaytsh.

Por que você decidiu começar um podcast em iídiche?

Eu queria por um longo tempo fazer algo criativo em iídiche. Uma vez que você fala iídiche até um certo grau, e uma vez que você pode escrevê-lo, a primeira coisa que você se pergunta, por várias formas de mídia iídiche, é como escrever. A última coisa que eu quero fazer quando eu fechar a minha dissertação é escrever novamente. 
Eu aprendi iídiche ouvindo meus amigos falarem iídiche até que eu pudesse falar. Eu acho que eu acredito que existem outras pessoas lá fora, como eu, que aprendem dessa forma. Um podcast pode ser uma forma também de chamar as pessoas em iídiche, pois elas podem ouvir e dizer: “Oh, eu entendo um pouco disso.” Vamos dizer que eles têm um pouco de fundo em alemão ou em hebraico. Durante a leitura de um texto, pegar e ler Sholem Aleichem é um ato muito intimidante.

Como você veio a aprender iídiche? Você acredita que há um valor na sua divulgação?

Começou originalmente só porque eu tive que fazer um exame de idioma para o meu programa de pós-graduação. Eu realmente me apaixonei por ele, com a linguagem, com a maneira que parece. Por alguma razão, senti muito natural vindo da minha boca de uma forma hebraica na verdade. Mesmo que eu tenha isso realmente forte, esse sotaque americano em iídiche, me sinto natural por estar falando iídiche.

A diversidade linguística em geral, é muito importante. Iídiche passa a ser a língua dos meus antepassados, mas eu também gostaria de ver mais pessoas aprendendo por exemplo Ladino.

Quantas pessoas estão ouvindo um podcast em iídiche?

Obviamente, o público será limitado, mas é realmente bom, porque eu sinto que para esse público íntimo eu posso ser eu mesma na frente deles. Eu não preciso me preocupar tanto com o que eu digo. É como falar com a família.

Há um monte de idichistas. Também haredim, hasidim, acessam um monte de mídia iídiche de hoje, como os Forverts [o Yiddish Daily Forward] o tempo todo, e eu não ficaria surpresa se eu acabar ficando numa corte de hasidim que estão ouvindo. Querendo ou não eles estão “supostamente” ouvindo.

Por que você decidiu fazer o podcast especificamente feminista?

Havia todos estes coletivos de rádio feministas da faculdade, nos anos 70 e final dos anos 80. Estou muito inspirada por essa ideia. Mulheres nos meios de comunicação, que ainda constituem uma pequena porcentagem das pessoas no comando. Eu meio que queria combinar estes interesses – iídiche e feminismo.

Em termos das pessoas que eu conheço que falam iídiche, há uma espécie de uma tendência que as mulheres são mais tímidas para falar. Eu pensei que era hora de criar um espaço para as mulheres criarem coisas em iídiche e não se preocuparem tanto sobre o perfeito.

Há apenas uma regra sobre o programa, é que não devemos nos desculpar por nosso iídiche. Eu ouço muito, e eu realmente só ouço isso de mulheres: “Sinto muito, meu iídiche é tão ruim.” Há sempre aquele elemento de pedir a desculpa antes mesmo de abrir a boca.

Que tipo de coisas que você vai apresentar?

Eu, pessoalmente, estou realmente interessada em fazer algumas entrevistas com mulheres de língua iídiche de todas as diferentes partes da sociedade – Hasidim, ex-hassídicas, idosas, jovens, as pessoas seculares, israelenses, americanas, europeias, e de todo o espectro.

O próximo episódio será uma entrevista que eu estou conduzindo esta semana. Ela é uma baal teshuvá [recentemente religiosa] mulher hassídica.

Como você escolheu o nome?

Vaybertaytsh eram comentários sobre a Torá, que estavam escritos em iídiche pelos homens para as mulheres na Europa Oriental. Mulheres não conseguiam, normalmente, uma educação judaica em hebraico. Elas geralmente iriam rezar em iídiche, de modo semelhante a porção semanal da Torá seria explicada em iídiche com Vaybertaytsh.

 
 

www.ruajudaica.com

Deixe uma resposta

