Ma Enosh?*


Mais uma vez, devemos nos colocar no lugar de Iyov. Ele deve ter pensado: “Por
que D’us está fazendo isso comigo”, ou “Por que Ele está permitindo que tudo
isso aconteça comigo?” Iyov não enxergava o quadro completo. Como ele poderia
enxergar? Ele sabia apenas o que havia acontecido ao seu redor e com ele, e não
compreendia por que isso ocorria. Quem já não esteve numa situação semelhante?
6. Leia Iyov [Jó] 7:17-21. O que Iyov declarou? Que perguntas ele fez? Considerando
a situação dele, por que essas perguntas fazem tanto sentido?
Alguns estudiosos têm argumentado que Iyov estivesse zombando de Tehilim [Sl]
8:4-6 (5-7), que diz: “O que é o ser humano para que dele Te lembres? E o filho do
homem, para que o consideres? Entretanto, pouco menos que os anjos o fizeste e de
glória e esplendor o coroaste. Tu o puseste como soberano sobre as obras de Tuas
mãos; tudo puseste a seus pés” (veja também Tehilim [Sl] 144:3, 4). O problema, no
entanto, é que o livro de Iyov foi escrito muito antes de Tehilim. Nesse caso, então,
talvez o salmista tenha escrito em resposta ao lamento de Iyov.

homem-fugindo-da-realidade
De qualquer forma, a pergunta “Ma enosh – מָה אֱנוֹשׁ ? – Que é o homem?” é uma das
mais importantes que poderíamos fazer. Quem somos nós? Por que estamos aqui? Qual é o significado e o propósito de nossa vida? No caso de Iyov, por acreditar que o Criador o houvesse escolhido como “alvo”, ele se perguntava por que o Eterno Se dava ao trabalho de olhar para ele. Se o Eterno é tão grande e Sua criação é tão vasta, por que Ele deveria lidar com Iyov? Afinal de contas, por que D’us Se dá ao trabalho de olhar para nós?
7. Leia Yochanan [Jo] 3:16 e 1Yochanan [1Jo] 3:1. Por que o Eterno Se relaciona
com a humanidade?
“Ao considerar a altura, profundidade e largura do amor do Pai para com a humanidade
a perecer, Yochanan se encheu de admiração e reverência. Ele não pôde achar
linguagem adequada para expressar esse amor, mas convidou o mundo a contemplá-
-lo: ‘Vejam quanto amor o Pai nos concedeu ao permitir sermos chamados filhos de
D’us! Porque somos exatamente isto. A razão para o mundo não nos conhecer é que
ele não o conheceu.’ (1Yochanan [1Jo] 3:1). Que valor isso coloca sobre o homem! Pela
transgressão, os filhos dos homens se tornaram sob a vontade de Satan. Através do
sacrifício infinito do Mashiach e da confiança em Seu nome, os filhos de Adam se tornam filhos de D’us. Por assumir a natureza humana, o Mashiach eleva a humanidade”. 
* “Ma enosh?– שׁ וֹנאֱ המָ ? – Que é o homem?” (Iyov [Jó] 7:17a)

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