Retribuição divina


Central nos argumentos dos amigos de Iyov foi a ideia de que o Eterno é justo e que o
pecado atrai o castigo divino sobre os maus e bênçãos especiais sobre os bons. Não
sabemos a época exata em que aqueles homens viveram. No entanto, por aceitarmos que Moshe escreveu o livro de Iyov enquanto estava em Midian, então eles devem ter vivido algum tempo antes da época do Êxodo. É muito provável também que eles tenham vivido após o Dilúvio.
4. Leia Bereshit [Gn] 6:5-8. Embora não saibamos quanto Eliphaz, Bildad e Tzofar
conheciam do Dilúvio, como essa história pode ter influenciado a teologia deles?

 

diluvio-3

A história do Dilúvio é um exemplo da retribuição divina pelo pecado. Porém,
até mesmo nessa história é revelada a ideia de graça, conforme notamos em Bereshit
[Gn] 6:8. A escritora Ellen Gould White também escreveu sobre o fato de que “cada
pancada [de martelo] desferida sobre a arca proclamava a mensagem para o povo”1.
5. Como a difusão do mal e a ideia do juízo retributivo é vista em Bereshit [Gn] 13:13,
18:20-32 e 19:24, 25?
Não importa se Eliphaz, Bildad e Tzofar conheciam bem essas histórias bíblicas, o
fato é que elas revelam a realidade do juízo divino sobre o mal. O Eterno não estava
simplesmente abandonando os pecadores aos seus pecados e deixando que o próprio
pecado os destruísse. Assim como no Dilúvio, o Eterno foi o agente direto do castigo
dos ímpios de Sodoma e Gomorra. Ali, D’us atuou como juiz e destruidor da impiedade
e do mal. Por mais que desejemos (e devamos) nos concentrar no divino caráter de amor, graça e perdão, por que não devemos nos esquecer da realidade da Sua justiça? Pense em todo o mal que ainda está impune. O que isso nos diz sobre a necessidade da retribuição divina, não importando quando ou como ela venha?

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