APÓS SAUDAÇÃO “HAIL TRUMP” O MUSEU DO HOLOCAUSTO DE WASHINGTON EMITE VIGOROSO ALERTA


O Museu Memorial do Holocausto dos EUA expressou alarme na segunda-feira sobre o “discurso de ódio” em uma reunião nacionalista branca no fim de semana, e o restaurante pediu desculpas por receber o grupo depois que uma mulher twittou uma foto de si mesma fazendo uma saudação nazista. 

O Instituto Nacional de Políticas, um grupo de reflexão que faz parte do movimento alt-direita que inclui neonazistas, supremacistas brancos e antissemitas, realizou uma reunião no Ronald Reagan Building de propriedade federal, no sábado. 

O movimento alt-direita veio à tona durante a eleição presidencial dos EUA. O presidente eleito Donald Trump tem atraído críticas por nomear Steve Bannon, ex-chefe de um site ligado à alt-direita, como seu estrategista chefe da Casa Branca. 

A equipe de transição de Trump emitiu um comunicado na segunda-feira dizendo que Trump continuou a denunciar o racismo, a CNN informou. 

“O presidente eleito Trump continuou a denunciar o racismo de qualquer espécie e ele foi eleito porque ele será um líder para todos os americanos”, disse o porta-voz Bryan Lanza em um comunicado. 

O encontro no sábado atraiu dezenas de manifestantes que bloquearam o tráfego em torno do edifício para expressar sua indignação com a reunião. 

Um vídeo de The Atlantic mostrado na conferência mostrou Richard Spencer, líder do Instituto de Política Nacional, gritando: “Salve Trump, salve a vitória!” quando algumas das pessoas presentes ergueram as mãos em uma saudação nazista. 

“O Holocausto não começou com assassinatos: começou com palavras”, disse o Museu Memorial do Holocausto, em um comunicado. “O museu apela a todos os cidadãos norte-americanos, aos nossos líderes religiosos e civis e aos dirigentes de todos os ramos do governo para enfrentarem o pensamento racista e o discurso de ódio.” 

Algumas das pessoas que participaram da reunião nacionalista depois se reuniram para um banquete no Little Italy, restaurante do Maggiano em Washington. Os manifestantes convergiram para o local e solicitaram que o restaurante fechasse para proteger a segurança dos funcionários e convidados, a gerência publicou um pedido de desculpas no Facebook. 

O restaurante disse que a reserva foi um caso de última hora feita sob um nome diferente, para que a equipe não tivesse conhecimento de que o Instituto de Política Nacional ia jantar lá e não sabia o que o grupo representava. 

“Após o evento, um participante enviou um tweet em que fez uma ‘saudação Seig Heil’ em apoio a Hitler e a supremacia branca. Esta expressão de apoio a Hitler é extremamente ofensiva para nós, como o nosso restaurante é o lar de colegas e clientes de toda raça, religião e origem cultural”, dizia o post no Facebook. 

O restaurante se desculpou com a vizinhança e disse que estava doando os lucros de suas vendas na sexta-feira, US$ 10.000, para o escritório de Washington da Liga Anti-Difamação, um grupo judaico de direitos civis. 

O Ronald Reagan Building, a maior estrutura na capital dos Estados Unidos, é de propriedade federal, mas administrado por Trade Center Management Associates, uma unidade da Drew Co., uma empresa de desenvolvimento imobiliário de Boston. 

A empresa se defendeu permitindo que o grupo nacionalista usasse o local. Ela disse em um comunicado que a menos que haja uma ameaça à segurança por uma organização ou pessoa que pede o espaço para reuniões, o edifício está disponível para ser alugado. 

A agenda da reunião de sábado do Instituto de Política Nacional incluiu uma avaliação da eleição e os planos de 2016 para o crescimento do alt-direita. 

A organização sem fins lucrativos Southern Poverty Law Center, que monitora grupos de ódio, descreveu Spencer como um “racista acadêmico”, que apoia a criação de uma pátria ariana. 

O Twitter suspendeu várias contas vinculadas à última semana alt-direita, incluindo a de Spencer. O movimento seguiu o anúncio do serviço do microblog de que iria atualizar algumas características para melhor combater o cyber-bullying. 

 


www.ruajudaica.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s