As boas novas chegam aos goyim


4. Onde foi estabelecida a primeira sinagoga dos goyim? Quais acontecimentos ocasionaram a ida dos crentes para lá? Qual lembrança do tanakh essa história traz? At11:19-21, 26; Dn 2
A perseguição que irrompeu em Jerusalém após a morte de Estevão fez com que muitos judeus fugissem para Antioquia, a 501 quilômetros ao norte. Sendo capital da província romana da Síria, Antioquia era inferior em importância apenas a Roma e Alexandria.
Sua população, estimada em 500 mil pessoas, era extremamente cosmopolita, o que a tornava um local ideal não só para uma comunidade de goyim, mas como ponto de partida para a missão universal da kehilá.

Damasco-Siria-The-Jupiter-temple-Damascus-c-Ai@ce
5. De acordo com At 11:20-26, o que aconteceu em Antioquia, que resultou na visita
de Bar-Nabba à cidade e sua decisão posterior de convidar Shaul para se juntar a ele ali? Que descrição é apresentada daquela comunidade?
Traçar uma cronologia da vida de Shaul é difícil, mas parece que cerca de cinco anos se passaram entre sua visita a Jerusalém depois de ter aceito Yeshua como Mashiach (At 9:26-30) e o convite de Bar-Nabba para que Shaul se juntasse a ele em Antioquia. O que Shaul fez em todos esses anos? É difícil dizer com certeza. Mas, com base em seus comentários em Gálatas 1:21, possivelmente ele tivesse nas regiões da Síria e da Cilícia. Alguns têm sugerido que, talvez, durante essa época ele tivesse sido deserdado por sua família (Fp 3:8) e sofrido uma série de dificuldades, como ele descreve em 2Co 11:23-28. A comunidade em Antioquia floresceu sob a orientação do Ruach Hakodesh. A descrição em At 13:1 indica que a natureza cosmopolita da cidade logo foi refletida na diversidade étnica e cultural da
própria kehilá (Bar-Nabba era de Chipre, Lúcio de Cirene, Shaul da Cilícia, Shimon presumivelmente da África; pense também em todos os goyim convertidos). O Espírito procurava levar a Bessorat HaMashiach a outros goyim, usando Antioquia como base para mais atividades emissárias de longo alcance, além da Síria e da Judeia.  

Leia At 11:19-26. O que aprendemos com a diversidade cultural e étnica da comunidade de Antioquia? Isso pode ajudar nossa kehilá a imitar o bem que existia ali?

Anúncios