Judeus de nascimento


“Em quase todas as kehilot havia alguns membros judeus de nascimento. A esses conversos muitos mestres tinham fácil acesso e, por meio deles, ganhavam um ponto de apoio nas comunidades. Com argumentos bíblicos, era impossível derrubar os princípios de fé ensinados por Shaul. Por isso, eles recorriam às medidas mais inescrupulosas para neutralizar sua influência e enfraquecer sua autoridade. Declaravam que ele não havia sido seguidor de Yeshua e não tinha recebido nenhum chamado da parte do Mashiach, mas ousava ensinar doutrinas diretamente opostas aos ensinos defendidos por Kefa (Pedro), Yaakov (Tiago) e outros emissários […].

Paulo chamado

“O coração de Shaul ficou agitado quando viu os males que ameaçavam destruir rapidamente essas comunidades. Imediatamente ele escreveu aos gálatas, expondo suas teorias falsas e, com grande severidade, repreendeu os que tinham abandonado a fidelidade”.
PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1 Qual é o significado da bessorá para você?
2 Na saudação de Shaul aos gálatas, ele declarou que a morte de Yeshua ocorreu por
uma razão específica. Qual foi essa razão, e qual o significado disso hoje?
3 Em Gálatas 1:14, Shaul disse que ele era extremamente zeloso das tradições de seus pais. Por “tradições” ele provavelmente se referia à tradição oral e ao tanach. Existe espaço para as tradições em nossa vida?
4 Por que Shaul era “intolerante” com os que tinham crenças diferentes das dele? Como seria vista em nossa comunidade hoje uma pessoa determinada e com tal compromisso?
Resumo: Os falsos mestres da Galácia estavam tentando enfraquecer o trabalho de
Shaul, afirmando que sua liderança e mensagem das “boas novas” (bessorá) não lhe tinham sido dados por Hashem. Shaul enfrentou essas duas acusações nos primeiros versos de sua carta aos Gálatas. Corajosamente, ele declarou que só há um meio de salvação e descreveu como os eventos que envolveram sua aceitação de Yeshua como Mashiach demonstravam que sua vocação e habessorá só podiam provir de Hashem.

Anúncios