Nenhuma outra bessorá


5. O que normalmente aparece depois da saudação inicial nas cartas de Shaul? Qual
é a diferença em Gálatas? Gl 1:6; Rm 1:8; 1Co 1:4; Fp 1:3; 1Ts 1:2.
Embora Shaul tivesse abordado todos os tipos de desafios e problemas locais em suas cartas às comunidades, ainda assim ele costumava colocar, depois da saudação inicial, uma palavra de oração ou agradecimento ao Eterno pela fidelidade dos seus leitores. Ele fez isso até em suas cartas aos coríntios, que estavam lutando com todos os tipos de comportamento questionável (1Co 1:4; 5:1). No entanto, a situação na Galácia era tão perturbadora que Shaul omitiu totalmente o agradecimento e foi direto ao ponto.
6. Quais palavras fortes Shaul utilizou para demonstrar sua preocupação com o que
estava acontecendo na Galácia? Gl 1:6-9; 5:12.

Shaul não reteve as palavras em sua acusação contra os gálatas. Ele os acusou de trair sua vocação religiosa. A palavra “abandonando” (em algumas traduções) ou “passando” (em outras), que aparece no verso 6, muitas vezes era usada para descrever soldados que desistiam de sua lealdade ao país, abandonando o exército. Shaul estava dizendo que os gálatas eram desertores que estavam virando as costas para o Eterno.

papyrus-p46
De que maneira os gálatas estavam abandonando o Eterno? Eles passaram a aceitar
outras supostas “boas-novas”. Shaul não estava dizendo que há mais de uma bessorá, mas que havia alguns na comunidade que, ao ensinar que a crença no Mashiach não era suficiente (At 15:1-5), estavam agindo como se tivesse. Shaul ficou tão incomodado com essa distorção da bessorá, que desejou que qualquer pessoa que anunciasse uma bessorá diferente (“boas-novas” diferentes) caísse sob a maldição do Eterno! (Gl 1:8). Shaul foi tão enfático sobre esse ponto que chegou a dizer basicamente a mesma coisa duas vezes (Gl 1:9). 
Até mesmo em nossas comunidades, há uma tendência de enfatizar a experiência acima dos princípios de fé. Dizem que o mais importante é a experiência e o relacionamento com o Eterno. Por mais importante que seja a experiência, o que Shaul ensina sobre a importância do princípio de fé correto?

Anúncios