“Kedoshim” em Roma


Amados por D’us. Embora seja verdade que D’us ama o mundo, em um sentido especial D’us ama aqueles que O escolheram, aqueles que correspondem ao Seu amor. Vemos isso na esfera humana. Amamos de maneira especial aqueles que nos amam; com eles há uma troca mútua de afeto. O amor exige resposta. Quando a resposta não é pronta, o amor é limitado em sua expressão mais plena.
Chamados para serem separados por D’us (kedoshim). Em algumas traduções, a expressão “para serem” aparece em itálico, o que pode significar que alguns tradutores a adicionaram. Mas, se essas palavras forem omitidas o significado ainda estará intacto. Quando elas são omitidas, obtemos a expressão “chamados separados por D’us”, isto é, “nomeados kedoshim”. Kedoshim (hagioi – ἅγιοι), literalmente significa “santos, sagrados”. Kadosh significa “dedicado”. Kadosh é aquele que foi “separado” por D’us.

Santissimo

6. Veja a saudação de Shaul à comunidade em Roma: “Para: Todos aqueles em Roma
que são amados por D’us, chamados, separados para ele. Graça a vocês e shalom da
parte de D’us, nosso Pai, e do Senhor Yeshua, o Messias.” (Rm 1:7). Que princípios de
fé podemos aprender com essas palavras?
Ele ainda pode ter um longo caminho a percorrer na estrada da santificação, mas o
fato de ter escolhido o Mashiach como Senhor é o que o designa como kadosh no significado bíblico do termo.
7. Shaul disse que eles foram chamados para serem separados por D’us (kedoshim).
Isso significa que alguns não são chamados? Como Ef 1:4, Hb 2:9 e 2Pe 3:9 ajudam a
entender o que Shaul quis dizer?
A grande notícia é que a morte do Mashiach foi universal; foi por todos os seres humanos. Todos foram chamados para ser libertos nEle, “chamados para serem separados (kedoshim) por D’us”, mesmo antes da criação. A intenção original de D’us era que toda a humanidade encontrasse a redenção no Mashiach. O fogo do juízo de D’us era destinado apenas ao Adversário e seus anjos (Mt 25:41). Assim como alguém que faz greve de fome em um mercado não diminui o valor dos maravilhosos e abundantes alimentos encontrados ali, o fato de que algumas pessoas não aproveitam um presente oferecido não tira as qualidades e benefícios da dádiva apresentada.
Mesmo antes da criação do mundo, D’us chamou você para ter redenção nEle. Por que você não deve permitir que nada o impeça de atender a esse chamado?

Anúncios