Amor próprio – 6


“Por isso, digo a cada um de vocês, pela graça que me foi dada, que não exagerem nas idéias sobre a própria importância. Em vez disso, desenvolvam uma avaliação sóbria de si mesmos,
baseada no padrão dado por D’us a cada um, isto é, a confiança.” (Rm 12:3).
D’us disse: “O teu coração se tornou orgulhoso por causa de tua formosura; corrompeste a tua sabedoria devido a teu resplendor.” (Ez 28:17). Satan (heilel ben shachar) enganou a si mesmo, julgando-se superior ao que ele realmente era. Quando disse em seu coração: “Serei como o Altíssimo” (Is 14:14), ele revelou ambição própria, reivindicando direitos que não possuía.

Inveja e cobiça

Cobiça e engano próprios eram dois traços do coração caído do adversário.
Esses textos sobre a queda de Satan nos revelam, em muitos aspectos, que o narcisismo é o primeiro pecado, definido pelo dicionário como “fascínio exagerado para consigo mesmo; amor próprio, vaidade”. Além desses, quais traços, em cada ser humano pecador, são evidências maiores do autoengano?
Esses traços são mais comuns do que imaginamos. De modo arrogante, Nabucodonosor se julgou superior ao que ele realmente era (Dn 4:30). Muitos parushim também aprenderam a acreditar nessa fantasia sedutora (veja Lc 18:11, 12). Se não tivermos cuidado, a riqueza também poderá nos levar a esse mesmo engano.
7. Leia 1 Timóteo 6:10. Qual é o perigo sobre o qual Rabi Shaul advertiu?
Shaul instruiu Timóteo a se acautelar de muitos tipos de pessoas ruins (2Tm 3:1-5), incluindo “os avarentos”. O amor ao dinheiro promove o excesso de confiança e uma postura de egocentrismo e presunção. Isso ocorre porque o materialismo incute nas pessoas que têm grandes posses um elevado senso de importância. Quando se tem muito dinheiro, é fácil estimar a si mesmo mais do que se deveria. Afinal, quase todo mundo quer ser rico, mas apenas um número muito pequeno de pessoas consegue. Por isso, é fácil para os ricos se tornarem egocêntricos, orgulhosos e jactanciosos. Leia Filipenses 2:3. Por que o materialismo e as atitudes que ele promove são tão contrários ao ideal de D’us?

Anúncios