Suká panorâmica recria Jerusalém em seu quintal




Quando se trata de Sucot, a festa de uma semana em que os judeus dormem e comem em cabanas, nenhum lugar é melhor do que Jerusalém. As escolas da cidade e vários outros lugares ficam fechados e um espírito festivo permeia o ar.

Muitos judeus ao redor do mundo fazem a tradição de visitar Jerusalém para comemorar a festa. Não pode chegar à Cidade Santa? Não tem problema. Sua suká agora pode levar você e sua família até Jerusalém.

A Suká panorâmica é uma criação de Andy Alpern, um fotógrafo especializado em imagens de 360 graus. Graças ao seu trabalho, que consiste em fotos panorâmicas de lugares famosos em Israel, os participantes  podem facilmente  “fingir” que estão  em locais como o Kotel ou no meio do mercado de Mahane Yehuda.

Alpern, de 50 anos, é americano mas, atualmente, vive em Israel na cidade do norte de Safed, onde dirige sua própria galeria . Cinco anos atrás ele estava caminhando pela cidade, durante Sucot quando teve a idéia: “A suká panorâmica seria uma maneira de compartilhar Eretz Israel com pessoas de todo o mundo que não podem estar aqui”.

Alpern acrescentou que a “suká panorâmica pode remeter à vida durante os tempos bíblicos – por exemplo, você pode vagar no deserto, assim como o  Êxodo do Egito com a  imagem panorâmica do deserto do Negev. Sucot é um dos três festivais de peregrinação, por isso é uma tradição para os judeus viajarem para Israel”, completou.

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 80  
 Andy Alpern

Uma variedade de imagens e estilos estão disponíveis. O kit panorâmico com a Suká completa custa (a partir de $1.080) e inclui um quadro com uma imagem em 360 ??graus em tecido semi-translúcido. Outras opções custam (de US$ 800) ou painéis de parede única ( US$ 210).

Alpern também monta suká personalizada. Este ano ele criou um painel de parede para um cliente que incluía as imagens dos “convidados” tradicionais – Abraham, Isaac, Jacob, Moisés, Aaron, José, David e os intercalou com imagens dos membros da família do cliente e figuras inspiradoras como Gandhi e o Martin Luther King Jr.


Uma visão de uma Suká panorâmica do lado de fora.

Se a suká panorâmica de Alpern leva Jerusalém para qualquer lugar do mundo, então provavelmente não é surpresa que o reverso também possa ser verdade. Talvez a maior suká personalizada que Alpern criou fosse para ele próprio. Fã do time de baseball Chicago Cubs, Alpern ficou desapontado por não conseguir voltar para sua cidade e assistir aos jogos da liga, então ele tirou uma foto panorâmica do estádio Wrigley e a transformou em uma grande Suká  para sua família. No ano passado o artista e seus três filhos dormiram na suká e este ano prometem fazer o mesmo.

 
 
 
 

www.ruajudaica.com

Anúncios