O 70º IOM HATZMAUT – INDEPENDÊNCIA DO ESTADO DE ISRAEL


 


Osias Wurman
Jornalista
 

A geração anterior de judeus foi abençoada com a criação do Estado de Israel, em 14 de maio de 1948.

Nossa geração foi abençoada com a comemoração dos 70 anos da independência do Estado Judeu, que pelo calendário hebreu acontecerá na noite do próximo dia 18 e durante o dia 19 de abril.

Em apenas 70 anos de idade, o Estado de Israel teve 12 de seus membros laureados pelo Prêmio Nobel, numa população menor do que 9 milhões de habitantes. É uma das maiores taxas per capita mundiais neste prêmio.

Reunimos algumas das mais importantes e recentes descobertas que fizeram do pequeno país um grande celeiro de bem-estar e progresso para toda humanidade.

Apenas 7, dentre milhares de inovações, produzidas em 70 anos pela “Nação da Inovação”.

1-Transformando algas em tecido cardíaco

coração com tecido de algas.png

Desenvolvido pelo Prof. Smadar Cohen, da Universidade Ben-Gurion do Negev, “a pesquisa levou a novos produtos para o tratamento de ataques cardíacos e reparo de cartilagem e osso”.


2- Revivendo o vinho bíblico

vinho bíblico, laboratório analisa DNA. .png

“Os pesquisadores obtiveram DNA de dezenas de restos de videira encontrados em escavações arqueológicas em Israel e os compararam com uma coleção de variedades locais israelenses que coletaram nos últimos anos”.

3- Tecnologia de irrigação por gotejamento

irrigação por gotejamento .png

“Esta tecnologia inovadora fornece gotas precisas de água e nutrientes diretamente para as raízes da planta, e não para o solo circundante. Devido à sua precisão, a tecnologia de gotejamento economiza significativamente recursos hídricos e terrestres, aumentando a quantidade e a qualidade das culturas.”


4- Voando pacificamente com a natureza

aves voando

Existem mais de 500 milhões de aves que migram por Israel a cada ano, mas isso não é mais um problema para a Força Aérea Israelense. “O pesquisador mapeou as rotas de migração precisas, alturas e datas de chegada das aves pela primeira vez, usando um radar, um planador motorizado, drones e uma rede de observadores de pássaros, e possibilitou o planejamento de rotas aéreas alternativas.”

5- SniffPhone: Diagnósticos de doenças via celulares

sniffPhone, diagnóstico de doenças via celulares .png

“O sistema é uma tecnologia de dutos que promete uma ferramenta de diagnóstico rápida e não invasiva para o câncer e outras doenças”.

6- Criando as variedades de tomate mais saudáveis (e mais deliciosas)

tomates saudáveis .png

“Eles desenvolveram novas variedades de tomate cereja que são economicamente viáveis ??como um produto agrícola, com uma vida útil longa e um sabor excepcional que atrai as pessoas em todo o mundo”

7- Usina de dessalinização da água do mar

dessalinização da aguá do mar.png

Ao enfrentar e superar décadas de escassez de água, Israel ganhou enorme experiência acumulada por ter desenvolvido soluções únicas em áreas como a Gestão da Água, Águas Residuais e tratamento de água, dessalinização, Segurança da Água e Irrigação por gotejamento. Atualmente, 60% da água consumida em Israel é originada na dessalinização.

www.ruajudaica.com

 

Anúncios