A sogra bíblica – O poder surpreendente de uma única palavra


 

  • Para onde quer que você vá, eu irei.

    Nos tempos antigos, como a mulher dependia inteiramente do sustento do marido, cabia à sogra protegê-la no caso de algo acontecer com ele. Nós vemos isso no livro de Rute. Quando seu marido morre em Moabe, Rute permanece firme com sua sogra Noemi e retorna com ela para Belém. Em troca dessa lealdade, Noemi protege Rute, e faz com que ela se case com um parente rico que ela tem.

    hebraico 3O muro protetor de uma senhora.

    Noemi é um bom exemplo de como a sogra bíblica era bem diferente do que supomos que seja hoje. Ela era uma guardiã. Isto é evidenciado pela palavra em hebraico para sogra: ḥamot (חמות) que vem da raiz ḤMH que significa “cercar e proteger”. Esta raiz também dá origem à palavra ḥomah (חומה) que significa “muro da cidade”. O profeta Isaías escreveu: “Coloquei sentinelas em seus muros, ó Jerusalém; jamais descansarão, dia e noite” (Isaías. 62:6).

    No contexto.

    Noemi tornou-se o ḥomah (חומה), que protegia Rute. Somente quando lemos a Bíblia dentro de seu contexto original que nós começamos a compreender as histórias e os relacionamentos entre os heróis bíblicos, já que suas verdadeiras conexões vêm à luz.

fonte: https://lp.israelbiblicalstudies.com

Anúncios