A vinda do Ruach Elohim


Em obediência à ordem de Yeshua, os seguidores aguardaram em Yerushalayim a promessa
do Espírito, em meio a orações fervorosas, arrependimento sincero e louvor.
Quando chegou o dia, “estavam todos reunidos em um só lugar” (At 2:1), provavelmente o mesmo aposento de Atos 1. Mas logo iriam para uma área mais pública (At 2:6-13).

1. Leia Atos 2:1-3. Quais elementos sobrenaturais acompanharam o derramamento do Espírito?

Para acessar o texto bíblico click em :

https://www.bibliaonline.com.br/acf

 

A cena foi intensa. Primeiramente, houve um estrondo vindo do céu, como o de um vento impetuoso que encheu todo o lugar e, em seguida, surgiram o que parecia ser chamas de fogo, que pousaram sobre os que estavam ali.
Nas Escrituras, vento e fogo são frequentemente associados a manifestação divina (por exemplo, Êx 3:2, 19:18 e Dt 4:15). Além disso, vento e fogo também podem ser usados para representar o Espírito de D’us (Jo 3:8; Mt 3:11). No caso desse Shavout, o primeiro
após a ressurreição do Mashiach, seja qual for o significado preciso desses fenômenos, eles eram sinais que inauguravam um momento único na história da redenção: o prometido derramamento do Espírito.

peregrinação 2.jpg

O Espírito sempre estivera em atuação. “Durante a era patriarcal, a influência do Espírito tinha sido muitas vezes revelada de maneira muito notável, mas nunca em Sua plenitude. Agora, em obediência à palavra do Mashiach, seus talmidim faziam suas súplicas
por esse dom e, no Céu, o Mashiach acrescentou sua intercessão. Ele reclamou o dom do Espírito para que pudesse derramá-lo sobre Seu povo”.
Yochanan Hamatvil profetizou que o Massiach vindouro promoveria a imersão do Espírito (Lc 3:16; compare com At 11:16), e o próprio Yeshua se referiu a essa imersão diversas vezes (Lc 24:49; At 1:8). O derramamento do Ruach Hakodesh nesse Shavuot
seria Seu primeiro ato de intercessão diante do Eterno (Jo 14:16, 26; 15:26). Nessa ocasião, a promessa foi cumprida.

Embora a imersão no Espírito nesse Shavuot tenha sido um evento singular relacionado à vitória de Yeshua na sua morte e à sua exaltação no Céu, o ser cheio do Ruach Hakodesh é uma experiência que deve se repetir constantemente na vida do justo (At 4:8, 31; 11:24; 13:9, 52; Ef 5:18). Quais são as evidências da atuação do Ruach Hakodesh em sua vida?

Anúncios