O pastor hebreu


Seja guiado pelo hebraico bíblico

  • O bom pastor

    No texto da Bíblia original em hebraico, pastor é roê-tzon רועה-צאן, termo composto de duas palavras: ro’eh רועה “pastor”, e tzon צאן “ovelhas”. A primeira palavra, roê, vem da raiz RAH רעה, que, em toda a Bíblia, está ligada a companheirismo e afeto. Já ouviu falar da Regra de Ouro, o mandamento bíblico de “amar o teu próximo como a ti mesmo”? No original em hebraico, a palavra para “teu próximo”, re’acha רעך, vem da mesma raiz.

    roupas-dos-tempos-biblicos

    Um profundo sentimento de amor

    Na Bíblia em hebraico, o singular termo roê tzon – amante do rebanho – nos ensina que um pastor não era apenas um supervisor responsável, mas a figura de um pai carinhoso, que cuidava de seu rebanho por ter um profundo sentimento de amor. O profeta Isaías nos diz que o pastor “com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo” (Isaías 40:11). O vínculo entre um pastor e seus animais tem todas as qualidades de uma verdadeira família.

    O hebraico revela a verdadeira mensagem

    Agora fica claro por que tantos grandes líderes eram pastores; eles se preocupam profundamente com aqueles por quem são responsáveis, seja um rebanho de ovelhas ou uma nação. A Bíblia compara Deus a um pastor que cuida fielmente de seu amado povo. Jesus também falou de si mesmo como o “bom pastor”, disposto a “dar a vida por suas ovelhas”. É através do hebraico que vemos a verdadeira importância do pastor.

Fonte: https://lp.israelbiblicalstudies.com

Anúncios