“Cinge agora os lombos como homem…”


Abra o jornal de hoje e é fácil ficar desanimado rapidamente com o ciclo de violência sem fim. Geralmente pensamos que o mundo moderno é muito diferente do mundo antigo da Bíblia. Mas na verdade, a hostilidade entre as pessoas não mudou muito nos últimos 3000 anos. A Bíblia tem algumas coisas interessantes a dizer sobre como proteger-se em um mundo perigoso.

Uma expressão famosa e incompreendida

Nos tempos bíblicos, antes de um guerreiro batalhar, ele colocava seu capacete, o peitoral da armadura e agarrava sua espada. Mas ele também fazia algo estranho conhecido como “envolver os quadris”. Por exemplo, o Senhor manda duas vezes que Jó “envolva seus quadris como um homem” (Jó 40:7 – “Cinge agora os lombos como homem” ARA). No português utilizamos essa expressão com o sentido de “seja forte”, mas qual é o seu significado original?

cingir os lombos.png

A tática de batalha secreta

Literalmente, “envolver os quadris” se refere a prática de juntar o excesso de pano da túnica e dobrar no cinto para que os joelhos fiquem expostos. Isso era feito para que o soldado pudesse correr sem tropeçar na túnica. Em hebraico, o verbo “envolver” é azar (אזר) que não significa apenas envolver, mas também rodear e proteger. A sua raiz é asar (אסר) que significa encarcerar, como uma cidade rodeada por uma muralha. O soldado bíblico, portanto, envolve-se não apenas para poder correr mais rápido mas também para proteger sua própria existência.

Envolva-se com a armadura do conhecimento

Você sempre sonhou em colocar toda a armadura de Deus (Efésios 6:11)? Em tempos difíceis, muitas pessoas buscam conforto na Bíblia Sagrada. Não há melhor maneira de preparar-se para a batalha espiritual do que aprender a ler a Bíblia…

Fonte: https://israelbiblicalstudies.com/

Anúncios