Festival de Pessach – Mas quem é Moisés?


O festival judaico de Pessach comemora o êxodo do Egito, que foi guiado por Moisés. De todos os profetas na Bíblia, nenhum foi mais importante que Moisés, “a quem o Senhor conheceu face a face” (Deut. 34:10). Seu nome aparece centenas de vezes nas Escrituras. Mas o que realmente significa a palavra Moisés?

Moisés

Quem é Moisés?

Todo leitor da Bíblia está familiarizado com Moisés – Moshé em hebraico. Suas histórias estão entre as mais amadas das Escrituras: a divisão do Mar Vermelho, a entrega dos Dez Mandamentos, o maná no deserto. Nenhum profeta conseguiu aproximar-se de Deus como Moisés. Depois de lermos seu nome tantas vezes, sentimos que o conhecemos pessoalmente. Mas você já parou para pensar sobre o nome dele? O que significa Moisés?

O nome de Moisés: o verdadeiro significado

Depois de salvar um menino judeu da morte, a filha do Faraó “chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado” (Êxodo 2:10).

moises no_cesto

Quando lemos este versículo na tradução, coçamos a cabeça. Isso ocorre porque só faz sentido no original em hebraico, em que “lhe deu o nome de Moshe (משה), dizendo: ‘Porque eu o tirei das águas’ (Meshitehu, משיתיהו)”. Somente em hebraico é possível escutar essa semelhança sonora entre “Moshe” e “meshi” (tirei) e verdadeiramente entender o real significado desse nome.

Descubra as joias escondidas com o hebraico

A filha do faraó deu-lhe o nome de Moisés depois que ela o tirou das águas, mas, em hebraico, “Moshe” na verdade significa “ele tira”. Esse é o nome perfeito para o líder escolhido de Deus que tirou os israelitas do Egito e do Mar Vermelho. A bíblia tem muitas joias que somente o hebraico é capaz de tirar das águas.

fonte: https://israelbiblicalstudies.com/

 

Anúncios