Parte gigante da história de Davi – Como o hebraico revela histórias bíblicas?


Você provavelmente já ouviu falar do gigante Golias; mas você sabia que o rei Davi lutou contra muitos outros gigantes filisteus? Segundo as Escrituras, esses homens enormes pertenciam a uma raça de titãs conhecida como descendentes de Rafa. O Livro de Samuel preserva cada um desses nomes dos titãs.Surpreendentemente, cada nome tem um significado específico em hebraico que tem uma conexão especial com o próprio Davi…

Rei Davi

Cinco nomes bíblicos curiosos

De acordo com 2 Samuel 21, Davi e seus homens derrotaram com sucesso cinco gigantes filisteus. O nome do primeiro, Golias, vem da palavra em hebraico galut (גלות) que significa “exílio”. O nome do segundo, Isbi-Benobe, significa “habitante da montanha”. O terceiro, Safe (סף), significa “limiar”. O quarto, Lami, significa “guerreiro”. O quinto não é nomeado, mas ele vem da cidade de Gate (גת), que significa “lagar”. De uma maneira fascinante, os significados desses cinco nomes hebraicos englobam a história pessoal de Davi.

Golias

Os gigantes da vida de Davi

No início de sua trajetória, Davi estava no “exílio”, forçado a fugir de Saul. Por fim, Davi assumiu o trono e mudou sua capital para Jerusalém, tornando-se “habitante da montanha” conhecida como Sião. Em seguida, ele ergueu o tabernáculo, além de cujo “limiar” a arca foi depositada. Na segunda metade de sua vida, Davi era um valoroso “guerreiro” e enfrentou uma rebelião implacável de seu filho Absalão, durante a qual ele foi “pressionado” até os limites.

Revele os mistérios mais profundos da Bíblia

O que a princípio parece ser uma lista sem importância de cinco gigantes específicos, revela-se um resumo fascinante da vida de Davi: sua evolução de pastor até tornar-se o maior rei de Israel. Mas se você não compreende o idioma hebraico original da Bíblia, esse nível de significado é inacessível.

fonte: https://israelbiblicalstudies.com/

Anúncios