Por que um arco-íris?


Um arco-íris é realmente uma incrível visão: depois de uma tempestade, faixas luminosas de cores vibrantes se estendem pelo céu. Quem resiste ao sentimento de alegria? Desde que Deus terminou o dilúvio e fez uma promessa a Noé de nunca mais destruir o mundo, o arco-íris tem sido um símbolo de paz e amor reconhecido internacionalmente. Mas a palavra hebraica para “arco-íris” é mais complexa do que aparenta…

Por que um arco-íris?

De acordo com a Bíblia, um arco-íris não é simplesmente um belo espetáculo, mas um símbolo da “aliança eterna” que Deus fez, prometendo nunca mais inundar a Terra (Gênesis 9:16). No hebraico original da Bíblia, a palavra para “arco-íris” é keshet(קשת). Essa palavra aparece com frequência na Bíblia, mas somente aqui se refere a um arco-íris. Em todas as outras passagens, a palavra keshet refere-se ao arco de um arqueiro, a principal arma de guerra nos tempos da antiga Israel, de modo que a associação imediata ao ouvir a palavra keshet era de violência.

arca e arco iris

Depois do dilúvio, Deus surpreendentemente exibe um enorme arco no céu. Mas esse arco não contém uma flecha e está virado para cima, afastado da terra. A mensagem é clara: Deus colocou de lado a sua arma de guerra e a substituiu por um símbolo da bondade amorosa. Apenas o hebraico revela a beleza secreta desta história.

Fonte: https://israelbiblicalstudies.com/

Anúncios