Israel: o significado oculto


Em homenagem ao 71º Dia da Independência de Israel, vamos recordar as origens desse importante nome. O nome bíblico atribuído aos descendentes de Jacó é “israelitas”. O nome de Jacó foi mudado para Israel depois que ele lutou com um homem misterioso, “Ish”, em Penuel. Pode ser que você conheça o significado tradicional do nome Israel, mas há um significado oculto para esse nome…

Explicação Tradicional

O homem disse a Jacó: “Seu nome não será mais Jacó, mas Israel, porque você lutou com seres divinos e humanos, e prevaleceu” (Gen. 32:28). Portanto, acredita-se amplamente que o nome “Israel” vem da palavra hebraica sharit (שרית), que em hebraico bíblico significa “lutar”, “exercer influência”, “prevalecer”. Há outra maneira de interpretar esse nome, que nos ajuda a compreender a profundidade da transformação em Penuel.

jacó .jpg

O que aconteceu com Jacó?

O nome de Israel pode ser lido como Yashar-El (ישר-אל). A palavra hebraica Yashar (יָשָׁר) significa reto, honesto, honroso e cumpridor da lei; no uso bíblico, também significa “pessoa justa, temente a Deus”. A raiz akov (עָקֹב֙) (a raiz do nome Yakov), por outro lado, pode significar também “torto”, como neste versículo: o torto (הֶֽעָקֹב֙)deve ser endireitado (Is. 40:4). Então entendemos o significado dessa mudança: Israel é aquele que Deus endireita em contraposição a “ser torto e irregular”.

O hebraico revela o verdadeiro significado

Os nomes no antigo mundo judaico carregavam um peso muito importante. Um nome falava sobre o caráter de uma pessoa, seus atos e sua identidade. Passar a ser chamada por um novo nome, significava uma mudança em sua identidade.

Fonte: https://israelbiblicalstudies.com/

Anúncios